Programa

Consulte a agenda da Let’s Think About Us - People & Purpose



 

CONHEÇA OS ORADORES

0

Participantes

0

Evento online + TV

0

Oradores

Centro Cultural de Cascais

Centro Cultural de Cascais

Líder TV (#165 MEO, #560 NOS e lidertv.pt)

Líder TV (#165 MEO, #560 NOS e lidertv.pt)

08h30 CHECK-IN

Let’s Think About Us - People & Purpose

O sentimento de pertença é o que distingue o Homem da máquina, privilegiando o sentido de organização, a ideia do coletivo e da força do grupo; numa família ou equipa de trabalho, numa comunidade ou partido político. Tal como os animais na Natureza quando procuram uma organização de vida coletiva em alcateias, cardumes e bandos é a ideia de pertencer, de estar incluído, de sobreviver, que os movimenta. E a nós? O que nos movimenta? Hoje, o conceito de D&I (Diversidade e Inclusão), evoluiu para Equidade e Pertença. Numa era digital, qual o verdadeiro significado da palavra ‘pertencer’? Entre duas guerras a marcar o ritmo do Mundo, fenómenos ambientais extremos, incerteza económica e geopolítica, milhões de pessoas deslocadas e refugiadas, isolamento e solidão urbana, a que acrescem narrativas de ódio, racismo e exclusão, como não perder o sentido de inclusão? O que vale mais: o plural do “nós” vs o singular “eu”? Podem as empresas e as organizações ser âncoras para quem perdeu o Norte e dar, para além de um trabalho, coordenadas para uma vida com propósito? Qual o verdadeiro significado de uma carreira? Procuram-se novos empregos ou novos perfis? O que prevalece, a função ou a pessoa? Do que estamos a falar quando falamos de ambientes psicologicamente seguros nas empresas? Como relacionar Diversidade e Inovação?

09h WELCOME

LIVE PERFORMANCE

JoLy Bmore

JoLy Bmore

Musicista, Compositora

Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

HOST

Ana Filipa Nunes

Ana Filipa Nunes

Host

Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

09h30

TALK - BELONGING IN A FRAGMENTED WORLD: IDENTITY, PURPOSE AND THE WORKPLACE

Os locais de trabalho exigem frequentemente uma identidade polida e singular, mas as pessoas são multifacetadas. Quando os empregados sentem que têm de se moldar para se integrarem, o envolvimento e a inovação sofrem. Esta palestra explora a forma como a aceitação da complexidade promove a verdadeira pertença, libertando a criatividade e o propósito. As organizações que celebram a individualidade não se limitam a apoiar os seus colaboradores - prosperam graças a eles.

Bianca Crivellini Eger

Bianca Crivellini Eger

Professora Assistente na Nova SBE

Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

09h50

FLASH TALK - POWERSKILLS: THE TALENT EVOLUTION IN THE HUMAN - CENTRIC ERA

No mundo do trabalho, sobretudo no setor da tecnologia, as powerskills estão hoje no core das novas carreiras e do sucesso profissional para impulsionar o desempenho das equipas e a sua preparação para os desafios de 2025 e em diante. Critical Thinking and Problem Solving, Cultural and Social Awareness e Negotiation and Conflict Resolution, são algumas das mais de 100 powerskills que hoje marcam as tendências do futuro da gestão de talento. No momento atual, onde há uma séria competição pelo talento, a crescente valorização destes skills, torna-as uma vantagem competitiva para pessoas e empregadores. No mundo do trabalho, sobretudo no setor da tecnologia, as powerskills estão hoje no core das novas carreiras e do sucesso profissional para impulsionar o desempenho das equipas e a sua preparação para os desafios de 2025 e em diante.

Filipe Seixas

Filipe Seixas

Business Development Director do ISQe

Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

10h

DEBATE - MIGRAÇÕES E TALENTO: DESENHAR UM ROADMAP DE SOLUÇÕES

Num mundo em constante transformação, o talento não tem fronteiras. Este painel vai debater as melhores práticas e linhas orientadoras na atração de talento e integração de migrantes, refugiados e nacionais de países terceiros. Líderes de instituições e em representação das empresas, traçam caminhos para ações e as melhores soluções do ponto de vista de uma adequada gestão de pessoas e talentos. Como pode Portugal atrair mais talento do que aquele que sai do país e ceder a condições de competitividade para que os jovens fiquem? O saldo entre o talento que sai e o que entra no país tem de ser positivo, na quantidade e qualidade. Onde é preciso talento e como o acolher dignamente? A intenção é explorar caminhos e soluções eficazes para garantir que este movimento global se traduza em sucesso coletivo. Segundo os últimos dados, em seis anos, o número de estrangeiros em Portugal mais do que duplicou e são agora mais de um milhão, o que representa em 2023, um aumento de 33,6%. Portugal é um país aberto e cosmopolita cuja imigração deve ser feita com planeamento, regras explicitas nos países de origem e combate a redes de tráfego ilegal. O país garante segurança e qualidade de vida, mas a crise da habitação, a fiscalidade e a burocracia são travões para o desenvolvimento. Além das questões culturais, no meio empresarial, onde existe uma fraca meritocracia e índice de competitividade. Como ser menos burocráticos e mais inovadores? Como garantir um ambiente empresarial diverso e produtivo? Quais os pontos fortes e as áreas de primazia para que o país seja um território de futuro, prosperidade e inovação? Debate com: Pedro Portugal Gaspar, Presidente do Conselho Diretivo da AIMA, I.P., António Calçada de Sá, Presidente da Direção do Conselho da Diáspora Portuguesa, Susana Correia de Campos, Employee Relations Global Director da Jerónimo Martins e Pedro Ginjeira do Nascimento, Secretário Geral da Associação Business Roundtable Portugal. Moderado por: Catarina Marques Rodrigues, Jornalista.

Pedro Portugal GasparAntónio Calçada de SáSusana Correia de CamposPedro Ginjeira do NascimentoCatarina Marques Rodrigues
Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

10h45

FLASH TALK - UNLOCKING POWER OF DIFFERENCES

"A verdadeira liderança começa quando aceitamos a riqueza das nossas diferenças. Nesta palestra, partilharei a forma como o meu percurso - passando por indústrias, culturas e comunidades - me mostrou que a união não consiste em apagar as diferenças, mas sim em transformá-las em pontos fortes. Desde a liderança de equipas diversificadas até à organização do TEDxMarvila, tenho visto em primeira mão como o poder das diferenças estimula a inovação e aprofunda as ligações humanas. Com base em investigação científica da McKinsey, da Harvard Business Review e da neurociência, vou analisar a forma como equipas diversificadas tomam decisões mais inteligentes, estimulam a criatividade e geram um impacto real. Mais do que uma palestra, este é um call to action: liderar com empatia, criar espaços de inclusão e aproveitar o poder da diferença para moldar um futuro mais dinâmico e orientado para os resultados."

Anel Imanbay

Anel Imanbay

Organizadora do TEDxMarvila, Autora, Empreendedora e Consultora Empresarial

Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

11h - 11h30 COFFEE-BREAK

11h30

TALK - O CAMINHO PARA UMA SEMANA DE 4 DIAS DE TRABALHO

"Acho muito interessante a ideia de uma semana de trabalho de quatro dias, mas nunca seria possível implementá-la aqui!" Esta é a frase mais frequentemente proferida pelos líderes de empresas, quando se fala de uma semana de quatro dias de trabalho. Nesta talk, serão abordados os resultados do Projeto Piloto da Semana de Trabalho de Quatro Dias em Portugal. Serão dados exemplos de empresas que implementaram esta redução horária e apresentada uma análise dos impactos nas empresas e nos colaboradores. Uma redução horária não é encarada da mesma forma por todos! Serão abordados aspetos como género, idade, parentalidade, níveis de vencimento, de autonomia e flexibilidade laboral, em relação ao modo como as pessoas valorizam uma semana de quatro dias. Quanto às empresas, será que estas continuaram com uma semana de quatro dias após os seis meses de projeto piloto? A maioria (81%) sim! E as que não continuaram? Quais foram os motivos para tal? Abordaremos todos estes aspetos nesta talk, a qual culminará com a apresentação de um guia prático sobre como os líderes podem implementar uma redução horária nas suas organizações!

Rita Fontinha

Rita Fontinha

Professora na Henley Business School e Diretora de Investigação em Flexible Working no World of Work Institute

Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

11h50

DEBATE - ACOLHER E INCLUIR: AS MELHORES PRÁTICAS

A diversidade não é apenas uma questão de inclusão, mas um catalisador para o desempenho e a inovação. Neste debate queremos mostrar e partilhar casos práticos e estratégias que as empresas adotam para promover a inclusão e criar ambientes onde a diversidade é sinónimo de sucesso (migrantes, deficientes, neurodiversidade, género, raça, entre outros). De que forma é implementada e como é medida a boa performance de acolhimento e inclusão? Do que estamos a falar quando falamos de ambientes organizacionais psicologicamente seguros? Podem as empresas ser âncoras para quem perdeu o norte e dar, para além de um trabalho, coordenadas para uma vida com propósito? De acordo com uma análise, cerca de 87% dos trabalhadores portugueses afirma preferir trabalhar em empresas com boa atuação nas práticas de Diversidade e Inclusão (DEI). E estudos que relacionam Diversidade e Performance revelam que organizações com equipas de gestão diversas geram, em média, 19% mais receitas provenientes da inovação (BCG). E ainda, segundo a Harvard Business Review, a diversidade de pensamento está diretamente ligada à resolução de problemas complexos e ao aumento da produtividade. Debate com: Bernardo Samuel, Diretor de Permanent Recruitment da Adecco, Pedro Ribeiro, Talent General Manager, Super Bock Group, Marta Reis, Senior HR Business Partner da Capgemini Portugal e Clara Celestino Diretora de Recursos Humanos da Hovione. Moderado por: Rita Rugeroni Saldanha, Diretora de Conteúdos da Revista Líder.

Bernardo SamuelPedro RibeiroMarta ReisClara CelestinoRita Rugeroni Saldanha
Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

12h25

ENTREVISTA - REPENSAR O BEM-ESTAR: O DESAFIO DAS ORGANIZAÇÕES

Entrevista com: Joana Queiroz Ribeiro, Pessoas e Organização da Fidelidade Entrevistada por: Ana Filipa Nunes, Jornalista

Ana Filipa NunesJoana Queiroz Ribeiro
Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

12h35

CONVERSA - POLÍTICAS LABORAIS: ESTADO DA ARTE E ROTAS DE FUTURO

Ana Mendes Godinho e Pedro Mota Soares, ambos ex-Ministros do Trabalho e da Solidariedade Social, conversam sobre o estado das atuais políticas do trabalho e traçam os caminhos para o futuro do mundo laboral em Portugal. À medida que a população envelhece e há um maior número de reformas, a disrupção tecnológica e a ascensão da IA continuam, o que traz para as empresas perda de talento especializado, desaparecimento de funções e surgimento de novas profissões. Que desafios existem à gestão das empresas, ao sentido de proteção dos trabalhadores e garantia de uma segurança social? O que significa ser líder? Uma análise da Gartner revela que apesar de uma gestão por algoritmos ser considerada "alienante" e trazer custos sociais no local de trabalho, os colaboradores preferem bots em vez de chefes humanos, por serem mais justos. O que pode significar daqui a 10 anos uma profissão ou um trabalho? Será o trabalho o que nos vai tornar seres humanos intrinsecamente digitais? Conversa com: Ana Mendes Godinho, Deputada na Assembleia da República, e Pedro Mota Soares, Ex-Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. Entrevistados por: Paulo Ferreira, Rádio Observador.

Ana Mendes GodinhoPedro Mota SoaresPaulo Ferreira
Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

13h10

LIVE PERFORMANCE

JoLy Bmore

JoLy Bmore

Musicista, Compositora

Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

13h15 - 15h15 ALMOÇO

Restaurante - Conversas na Gandarinha

13h15

ABERTURA INSTITUCIONAL

Nuno Piteira Lopes

Nuno Piteira Lopes

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais

Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

14h15

CONVERSA E Q&A MIGRAÇÕES E O DESAFIO DA DIVERSIDADE – O QUE DEVEMOS COMPREENDER?

Conversa com: António Vitorino, Presidente do Conselho Nacional para as Migrações e Asilo, entrevistado por: Paulo Ferreira, Rádio Observador.

António VitorinoPaulo Ferreira
Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

15h30 STEP OUT AND SPEAK UP!

Host

Ana Filipa Nunes

Ana Filipa Nunes

Host

Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)

15h30

PODCAST AO VIVO – ENTRE GERAÇÕES

By Header. As empresas que duram mais do que uma geração não são apenas negócios — são histórias vivas. São sonhos transformados em organizações, nomes que atravessam décadas e valores que resistem ao tempo. Mas o que realmente faz com que algumas empresas prosperem enquanto outras desaparecem? Como se mantém a relevância sem perder identidade? E, acima de tudo, qual é o verdadeiro custo — humano, emocional e estratégico — de construir algo que perdure?  Entre gerações é um podcast dedicado ao legado empresarial, à sucessão nas organizações e à longevidade das marcas. Queremos conhecer as histórias por detrás de marcas que (também) são família: os desafios enfrentados, as decisões que marcaram o seu caminho e o impacto que desejam deixar para o futuro.    Conversa com:José Redondo, Administrador do Licor Beirão e Rita Duarte, CEO da Header.

Rita DuarteJosé Redondo
Nova SBE
Líder TV (MEO - 165)