Step out and speak up!

Líder Magazine nº 29
Apesar de em 2024 Portugal ter reforçado a 25.ª posição no Ranking Mundial de Talento do IMD World Competitiveness Center (Porto Business School), a ‘Atratividade’ tem vindo a registar a maior queda. Portugal ocupa a 45.ª posição, onde já esteve em 30.º em 2021. Segundo a análise, esta tendência deve-se à crescente ‘fuga de talentos’, que afeta a competitividade da Economia. No mercado de trabalho, a retenção de talento tornou-se um dos maiores desafios para as organizações. Além de salários competitivos, os complementos salariais desempenham um papel crucial na criação de um ambiente atrativo para os colaboradores, promovendo a satisfação, lealdade e motivação. Por outro lado, a diversidade não é apenas uma questão de equidade, é uma vantagem estratégica que impulsiona a inovação, melhora a tomada de decisões e fortalece a resiliência organizacional. O compromisso com a inclusão geracional, de género, raça, entre outras, é um investimento no futuro das empresas e na construção de um local de trabalho mais dinâmico e harmonioso.
Neste Dossier queremos conhecer exemplos concretos, ferramentas, soluções, casos de sucesso, e até erros, que ajudaram as organizações a ser mais resilientes, sustentáveis no seu crescimento e, sobretudo, inclusivas.
Complementos Salariais :Benefícios para as empresas e para os colaboradores; Valorização dos benefícios
Diversidade e Inclusão & Cultura Organizacional :Diversidade e inclusão; Cultura organizacional positiva e Compromisso e motivação de equipas.