Rita Rugeroni Saldanha
Diretora de Conteúdos da Revista Líder
Licenciada em Comunicação Social e jornalismo pelo ISCSP e pós-graduada em Comunicação e Marketing. Trabalhou em Public Affairs na indústria farmacêutica e como freelancer na escrita de conteúdos.
Apaixonada por África, viveu na Ilha do Ibo, nas Quirimbas (Moçambique) e dedicou-se à escrita de biografias e histórias de vida. Tem uma pós-graduação em Psicologia do Envelhecimento pelo ISPA e está a tirar uma formação em Teatro.
A escrita é uma forma de se expressar, um trabalho e uma necessidade. Na Líder é editora de conteúdos onde desbrava caminhos entre a informação e a descoberta de novos rostos, vozes e significados para a palavra liderança.
DEBATE | CUIDAR DA SAÚDE MENTAL: UM DEVER E UM INVESTIMENTO
Vivemos a Era da Saúde Mental no local de trabalho. Os trabalhadores precisam e esperam locais de trabalho sustentáveis e mentalmente saudáveis. Às empresas não basta simplesmente fornecer aplicações ou usar chavões como “bem-estar”. Os empregadores têm de relacionar o que dizem com o que realmente fazem. Segundo a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, em 2022, mais de 30% dos trabalhadores portugueses afirmaram sentir stress, depressão ou ansiedade, em resposta, ou exacerbados, pelo trabalho. Cada vez mais as pessoas vão deixar os empregos por motivos de saúde mental, em consequência de um tipo de trabalho insustentável. Como estão as empresas a cuidar dos seus trabalhadores? E como está a ser cuidada a saúde mental dos líderes, que têm de inspirar equipas e tomar decisões? O que falta fazer? Como normalizar o tema da doença mental, combater o estigma e cuidar de todos, mesmo os mais frágeis mentalmente? Os colaboradores, e os seus líderes, não devem enfrentar os desafios de saúde mental sozinhos. Qual é o papel das organizações, onde se colocam? Que medidas preventivas devem ser tomadas de forma perentória, para não se deixar chegar ao limite? O que devem facilitar os empregadores e qual o papel das instituições?
Debate com Sandro Resende, Fundador do Manicómio, Marta Rebelo, Ativista e Consultora de Saúde Mental, Audrey Marques, Head of Engagement & Employee Experience da Capgemini Portugal.
Moderado por: Rita Rugeroni Saldanha, Jornalista e Editora da Revista Líder.